Consultoria em Desempenho e Confiabilidade

Desempenho e Confiabilidade são métricas fundamentais em Sistemas de Software. A Consultoria em Desempenho e Confiabilidade da Dedutiva foi projetada para ajudar sua equipe a identificar as causas e implementar soluções para este tipo de problema.

Visão Geral do Serviço

Este serviço é indicado em situações onde problemas de desempenho ou confiabilidade estão afetando o funcionamento de aplicações críticas.

Existem diversas causas possíveis para problemas deste tipo:

  • Uso ineficiente de recursos (memória, CPU etc.)
  • Acesso ineficiente a bancos de dados
  • Desbalanceamento de capacidade entre as diversas camadas da aplicação
  • Bugs relacionados ao uso de bibliotecas, servidores de aplicação ou sistemas operacionais

Para identificar a causa raiz dos problemas e apresentar soluções é utilizado um processo que consiste em um mix de testes automatizados e utilização de ferramentas sofisticadas de análise e depuração.

Resultados

  • Melhora no desempenho global
  • Melhora no desempenho percebido pelo Usuário (tempo de espera)
  • Aumento do uptime
  • Redução no uso de recursos

Processo de Trabalho

O processo se inicia com a preparação de uma ambiente de testes que possua as mesmas características do ambiente de produção, possuindo no entanto a flexibilidade de receber modificações de forma ágil. Este ambiente pode ser localizado na infraestrutura do cliente ou na infraestrutura da Dedutiva.

A seguir, um conjunto de testes automatizados é preparado utilizado ferramentas de automação adequadas à tecnologia da aplicação (desktop, web ou mobile). O objetivo destes testes é criar carga suficiente para estressar a aplicação e o ambiente de execução, tornando evidentes os pontos de melhoria.

Os testes são executados enquanto a aplicação e a infraestrutura são cuidadosamente monitoradas. Os resultdos são analizados para identificar ações de melhoria no código fonte da aplicação, configurações e ambiente de execução.

As melhorias identificadas são implementadas e a bateria de testes é novamente executada. Novos pontos de melhoria são identificados e implementados, e o processo se repete até que o nível desejado de desempenho e confiabilidade sejam atingidos.

© Dedutiva 2013