Consultoria em Arquitetura de Software

Maximize o retorno de investimento em seus sistemas através do alinhamento entre Arquitetura de Software e Objetivos de Negócio.

Visão Geral do Serviço

Este serviço é indicado quando:

  • Sistemas de software são essenciais para a concretização dos negócios da sua empresa
  • Velocidade de desenvolvimento e eficácia na execução são primordiais
  • A qualidade geral dos sistemas produzidos precisa melhorar
  • Sua empresa precisa utilizar sistemas de software para reagir rapidamente a mudanças de mercado

Arquitetura de Software lida com as decisões mais importantes relacionadas ao desenvolvimento de sistemas de software. É uma disciplina focada nos aspectos estratégicos do desenvolvimento de sistemas: decisões arquiteturais são alinhadas aos Objetivos de Negócio a fim de produzir sistemas capazes de gerar valor cada vez maior desde o primeiro dia de operação.

A consultoria em Arquitetura de Software da Dedutiva utiliza as melhores práticas e o corpo de conhecimento existente sobre as diversas dimensões da Arquitetura de Software: Estratégia Tecnológica de Negócios, Estruturação de Sistemas, Qualidade, Ambiente de TI e Dinâmica Humana.

Sistemas de Software são avaliados do ponto de vista de cada uma das dimensões, produzindo uma lista concreta de ações que, uma vez implementadas, tornarão o sistema mais apto a atender às necessidades impostas pelos Objetivos de Negócio da organização.

Resultados

  • Redução no esforço de implementação de novas funcionalidades.
  • Melhora na qualidade global do sistema (tempo de resposta, satisfação dos usuários, confiabilidade, reciperação de falhas etc.)
  • Redução nos custos de manutenção.
  • Melhor adaptabilidade a novos e inesperados requisitos que surgem devido à mudanças de processos de negócio.

Processo de Trabalho

O processo de trabalho nesta modalidade de consultoria é altamente personalizado para atender às necessidades e corresponder ao nível de maturidade do Cliente.

Quanto mais cedo o foco em Arquitetura de Software for aplicado a um projeto maiores serão os benefícios obtidos. A situação ideal acontece quando a definição da Arquitetura começa a ser realizada já na fase de Concepção da aplicação, por ser o momento onde Objetivos de Negócio e Arquitetura de Software podem se moldar mutuamente.

Os resultados deste trabalho são documentados em um artefato chamado Modelo Arquitetural, que serve de guia para a implementação do sistema e que deve ser continuamente atualizado na medida em que a Arquitetura evolui de acordo com as necessidades do negócio.

Quando se trata de sistemas legados, o foco do trabalho passa a ser em como estruturar estes sistemas e a interação deles com o mundo exterior, de forma a impedir que eles se tornem gargalos no desenvolvimento de novos produtos ou serviços.